As marcas mais valiosas do futebol internacional
A LaLiga e a Premier League têm as marcas mais valiosas do futebol internacional. Somente há uma na América Latina.

O Real Madrid e o FC Barcelona são as marcas mais valiosas do futebol internacional, de acordo com o relatório Football 50 2025, elaborado pela Brand Finance. De fato, desde 2021 não havia duas equipes do futebol espanhol nas duas primeiras posições do ranking.
“Los Merengues” tiveram um notável crescimento apesar de, na temporada passada, não terem conquistado nenhum troféu importante. No entanto, alcançaram receitas recordes durante duas temporadas consecutivas, o que demonstra a solidez da sua marca.
Por outro lado, “o Barça”, o outro clube da LaLiga, subiu uma posição no ranking, ao aumentar em 11% o seu valor de marca.
Quais países têm os clubes com maior valor de marca?
Os clubes do Reino Unido (incluindo Inglaterra e Escócia) em conjunto são os que têm o maior valor de marca (82.000 milhões de euros), seguidos pelos da Espanha (5.200 milhões de euros).
- 🇬🇧 Reino Unido: 42%
- 🇪🇸 Espanha: 21,3%
- 🇩🇪 Alemanha: 15,7%
- 🇮🇹 Itália: 8,8%
- 🇫🇷 França: 7,7%
- 🇵🇹 Portugal: 2,5%
- 🇳🇱 Países Baixos: 1,5%
- 🇧🇷 Brasil: 0,5%
Se olharmos o número de clubes por país, o Reino Unido é o que mais contribui para o ranking, seguido da Alemanha:
- 🇬🇧 Reino Unido: 18
- 🇩🇪 Alemanha: 10
- 🇪🇸 Espanha: 7
- 🇮🇹 Itália: 6
- 🇫🇷 França: 3
- 🇵🇹 Portugal: 3
- 🇳🇱 Países Baixos: 2
- 🇧🇷 Brasil: 1
Quão grande é a diferença entre os clubes de elite e os demais?

O ranking mostra que existem grandes diferenças entre os clubes de elite e os demais, especialmente dentro das suas próprias ligas.
A Premier League é uma das exceções, já que conta com vários clubes fortes. O ranking da Brand Finance incluiu 16 dos 20 clubes do torneio:
- Manchester City
- Liverpool
- Manchester United
- Arsenal
- Chelsea
- Tottenham
- Newcastle
- Aston Villa
- West Ham
- Everton
- Crystal Palace
- Brighton & Hove Albion
- Wolverhampton
- Fulham
- Nottingham Forest
- Leeds United
Em relação a valores, o ranking de marcas mais valiosas do futebol indica que o valor de marca dos seis melhores posicionados da Premier League oscila entre 930 mde (1.000 mde aprox.) e 1.805 mde (2.000 mdd aprox.).
Mas se olharmos para a LaLiga, o valor de marca do Real Madrid e do FC Barcelona representa 70% de todos os clubes do torneio que aparecem no relatório. Na Bundesliga ocorre o mesmo, onde o valor de marca do Bayern de Munique é mais do dobro do do Borussia Dortmund.
E essa diferença aumenta na Ligue 1, em que o valor de marca do Paris Saint-Germain supera em mais de sete vezes o do Olympique de Marselha.
“Essa concentração do valor de marca em alguns poucos clubes na maioria das ligas põe em destaque a crescente diferença entre a elite do futebol mundial e o resto”, indicou o relatório.
Quais são as 10 marcas mais valiosas do futebol internacional?

- 🇪🇸Real Madrid
2025: 2.142 mdd
2024: 1.805 mdd
Posição 2024: 1 - 🇪🇸FC Barcelona
2025: 1.910 mdd
2024: 1.653 mdd
Posição 2024: 3 - 🇬🇧Manchester City
2025: 1.604 mdd
2024: 1.726 mdd
Posição 2024: 2 - 🇬🇧Liverpool FC
2025: 1.565 mdd
2024: 1.478 mdd
Posição 2024: 5 - 🇫🇷Paris Saint-Germain
2025: 1.518 mdd
2024: 1.294 mdd
Posição 2024: 7 - 🇩🇪Bayern de Munique
2025: 1.395 mdd
2024: 1.325 mdd
Posição 2024: 6 - 🇬🇧Manchester United
2025: 1.389 mdd
2024: 1.498 mdd
Posição 2024: 4 - 🇬🇧Arsenal2
025: 1.339 mdd
2024: 1.067 mdd
Posição 2024: 8 - 🇬🇧Chelsea
2025: 1.071 mdd
2024: 897 mdd
Posição 2024: 10 - 🇬🇧Tottenham Hotspur
2025: 890 mdd
2024: 930 mdd
Posição 2024: 9
Que time brasileiro se posicionou entre as marcas mais valiosas do futebol global?
Na lista das marcas mais valiosas do futebol deste ano entrou apenas uma equipe da América Latina: o Flamengo, que joga na Série A do Brasil. A equipe, que disputa o Brasileirão, alcançou a posição 44.
Apontamento de especialista
Custa muito trabalho, dinheiro e tempo criar uma marca poderosa no futebol. Um claro exemplo é o Paris Saint-Germain, que nos últimos anos tem investido milhões e milhões de dólares para conquistar um lugar entre a elite desse esporte. Finalmente, este ano conseguiu e seu esforço se refletiu, ao subir da posição 7 para a 5 do ranking. Por outro lado, o Real Madrid é prova de que uma marca pode manter sua solidez mesmo atravessando tempos difíceis.